CONCEITO

Programa feminista voltado para a defesa dos direitos das mulheres e sua autonomia, tendo como foco central o desenvolvimento de abordagens artísticas. O programa abarca 3 projetos ligados entre si:

1- CFAM - Curso de Formação feminista para a autonomia e autoestima das Mulheres.

2- criAtiva - Núcleo de criação artística- política

3- TSS – Tecendo Saberes sensíveis -

Selfdance (oficinas de corpo, consciência corporal e movimento expressivo)

Voz-Self (oficinas de vocalidades)

CFAM

Curso de Formação política e econômica para a autonomia e emancipação das mulheres por meio da arte, através de oficinas temáticas de gênero tendo como metodologia rodas de conversas, rodas de leitura reflexivas, cine-clubes, palestras com especialistas, dinâmicas de grupo, oficinas de experimentação corporal e vocal, entre outros.

Gratuitos

criAtivas

Núcleo de criação artística que através do compartilhamento de saberes diversos, na criação de redes por meio de encontros de criação artística coletiva feminista, visam a produção de ações políticas.

Gratuitas

TSS- TECENDO SABERES SENSÍVEIS

Oficinas de desenvolvimento dos saberes sensíveis. Experimentação corporal (SelfDance- abordagens metodológicas de práticas corporais que por meio da fisicalidade propõe um resgate da corporeidade da mulher) e de práticas vocais (Voz-Self – abordagens de vocalidades que potencializam a voz das mulheres). As oficinas propõem o fortalecimento das subjetividades das mulheres na construção da identidade feminina enquanto sujeito político no espaço social.

SELFDANCE

(Dança pessoal)

    Todo corpo carrega uma história, traz uma marca. Nele, somamos nossas dores, nós, traumas, vitórias, alegrias, fragilidades e fortalezas. Esse universo único de cada uma que fica contido nessa cápsula que nos comporta, o corpo.

  Mas que pela dureza do cotidiano, enrijece nossos movimentos (físicos e emocionais) e impede nossa auto-expressão. A SelfDance propõe um mergulho na nossa própria história por meio da fisicalidade, experimentando práticas corporais de fácil assimilação, para resignificá-la em gestos próprios, criando uma dança autêntica, espontânea e diversa. Liberando essas "prisões" cotidianas para ampliar nosso modo de expressão no mundo e nas relações. Nos empoderando para nos colocarmos como mulheres.

   Através da prática podemos alcançar uma melhor compreensão de nós mesmos, de nossas sensações, de nossas emoções, de nossos corpos e nossas mentes, criando uma infinidade de recursos para o desenvolvimento pessoal e artístico.

VOZ-SELF

(Vocalidades Sensíveis)

    A proposta desta oficina é desenvolver a relação orgânica da voz, do movimento e da respiração por meio de exercícios respiratórios e vocais: de emissão, respiração, articulação e projeção; de organicidade dos movimentos; da percepção rítmica e da energia do canto e suas ressonâncias para o despertar das potencialidades expressivas nas mulheres, na construção da presença pela busca de uma expressividade pessoal e autêntica.

  É um espaço onde a interação de vozes femininas, pretendem se aproximar, solidarizar-se e religar-se trazendo à tona a voz do corpo, como instrumento de fortalecimento da autoestima, do resgate da autoconfiança e de compartilhamento mútuo, permitindo a abertura de um canal para a voz, a visibilidade, a comunicabilidade e a capacidade de ação e decisão como elementos de empoderamento entre mulheres.

  Aberto para todas as mulheres sem distinção que desejam conectar-se com sua própria voz, seu corpo e suas irmãs.

professora: Cleani Calazans

  Coreógrafa, Bailarina, Atriz, Cantora, Arte –educadora e Produtora Cultural. Graduada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes – Fundação Brasileira de Teatro, possui Formação Técnica em Ballet Clássico pela Academia de Dança Clássica de Brasília; Teoria Musical, Canto Popular , Canto Lírico e Violino pela Escola de Música de Brasília.

  Atualmente faz Pós-graduação em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Estácio de Sá – RJ/DF e Pós-graduação em Empreendedorismo social e negócios sociais: Inovação e Impacto Socioambiental pelo Instituto Legado / Faculdade de Educação Superior do Paraná.

    É Colaboradora do Fórum de mulheres do DF e Entorno, Fórum de Promotoras Legais Populares e do coletivo PartidA-DF. É Fundadora da Esquina Criativa - casa de arte e cultura que desenvolve políticas afirmativas de gênero, promovendo cursos, encontros, palestras, oficinas de arte, cultura e valorização dos direitos humanos e sobretudo do protagonismo de mulheres na cultura.

Gratuitas

QR 1A Conj. A , casa 01  

Candangolândia

Brasília - DF

CEP: 71727-101

Telefone: (61) 99154.8644 

Email: casaesquinacriativa@gmail.com

Parcerias: